Célio Augusto Pereira Rodrigues, mais conhecido como Célinho, professor, criador de abelhas e pessoa querida por todos que tiveram a grata satisfação de conviver com ele, foi um grande entusiasta e incentivador da criação das abelhas na região de Franca-SP.

Célinho foi um dos idealizadores e principal articulador junto ao poder público de Franca para a realização dos “Seminários de Meliponicultura de Franca”.

Eventos que pela primeira vez no estado de SP, promoveram a meliponicultura, enquanto atividade produtiva, tendo sido concebidos, de forma inovadora, para o meliponicultor e os interessados em iniciar na atividade e não para o público científico.

Um de seus diferenciais, foi o de sempre promover a troca de experiências, trazendo em suas edições, meliponicultores e especialistas na arte da criação das abelhas sem ferrão, de diversas partes do país. Sua última edição (VIII) foi realizada em outubro de 2019.

 A partir dos Seminários de Franca, outras regiões e cidades do Estado começaram a realizar seminários e encontros, ampliando essa ação iniciada em Franca e consolidando esse modelo de disseminação da meliponicultura, o que só reforça a importância dessa ação, que sem o Célinho, com certeza não teria ocorrido.

O Célinho também foi um dos idealizadores da criação da AMESAMPA – Associação dos Meliponicultores do Estado de SP, que ocorreu ao final do 3° Seminário de Meliponicultura de Franca no ano de 2013, participando como membro da chapa eleita , que se tornou a primeira Diretoria da entidade.

Como apicultor e professor, Célinho ajudou a promover e a ministrar diversos cursos de Apicultura na região, contribuindo também para a realização do primeiro diagnóstico da Apicultura na região, trabalho conduzido pela Embrapa em parceria com a Prefeitura de Franca.

Podemos ainda destacar sua participação no CONDEMA de Franca, onde conseguiu recursos para a instalação de um grande meliponário municipal no Jardim Botânico de Franca, talvez sendo ainda o maior meliponário municipal de SP.

Também trabalhou e buscou recursos para  a construção de uma “casa de mel” no Parque Fernando Costa, estabelecimento registrado, que pode ser usado pelos Apicultores e Meliponicultores da região.

Antes de seu falecimento, Célinho estava atuando como Vice-Presidente desde 2016.

Fica nossa justa homenagem ao nosso companheiro de caminhada, que tanto contribuiu para a valorização da Meliponicultura e da criação de abelhas em geral e nos presenteou com sua passagem aqui conosco. Fique na paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *