Dúvidas frequentes

Ao se associar, você estará unindo esforços, para que de forma institucional e organizada, possamos lutar pelas injustiças aplicadas pelos órgãos reguladores, em relação a prática da meliponicultura e a proteção das nossas Abelhas sem Ferrão!

Uma vez associado, você estará fazendo parte de um grupo com muito conhecimento técnico e capaz de lhe auxiliar a se desenvolver nas técnicas de manejo de criação das ASF. Além disso, a entidade tem como missão institucional trabalhar em prol do desenvolvimento e valorização da Meliponicultura, ou seja quando nos fortalecemos enquanto entidade, TODOS se fortalecem juntos! Quanto mais participantes tivermos maior e mais forte será nossa representatividade!!!

Sozinhos, tudo se torna mais complicado e muitas vezes inatingível. Ao passo que “juntos” ganhamos na diversidade de nosso corpo de associados e das muitas habilidades e experiências, que podem ser colocadas à disposição de todos.

Quando precisamos nos articular com os órgãos públicos ou mesmo setores específicos da sociedade, o caráter institucional tem muita relevância…indica uma organização setorial em prol de objetivos comuns e força coletiva. Nossas lutas e desafios são enormes, mas muito já conseguimos fazer e muito se deve ao fato de estarmos devidamente organizados!

O associado devidamente em dia com suas obrigações previstas em nosso estatuto, tem direito a voto nas Assembleias ordinárias e extraordinárias. Nessa situação todo associado recebe sua carteira de associado, que pode conter, caso assim deseje, seu número de registro no “cadastro Técnico Federal” – CTF do Ibama, que indica que ele é um meliponicultor devidamente registrado! Além disso, serão inúmeros benefícios diretos, como descontos para compras conjuntas de materiais e utensílios para a prática de nossa atividade, descontos em taxas de inscrições nos eventos organizados pela nossa Entidade, descontos em lojas e empresas parceiras a partir da comprovação da filiação a AMESAMPA, descontos em itens especiais de nossa entidade, como camisetas, bonés, utensílios, etc….

Atualmente temos apenas uma taxa única referente a anuidade. Conforme previsto em nosso estatuto, essa taxa é definida em 10% do salário mínimo vigente.

Para se associar à AMESAMPA você precisa preencher uma ficha de inscrição disponível em www.bit.ly/cadastroamesampa e para efetivar o cadastro é necessário o pagamento da anuidade.

Sim, mas sua anuidade só irá vencer no mês em que se associou no ano seguinte.

Reuniões podem ser marcadas de acordo com a necessidade em qualquer localidade que a situação exige. Geralmente aproveitamos os eventos e os encontros relacionados com a atividade e promovemos algum espaço para a realização de reuniões. Mas conforme previsto em estatuto temos uma Assembleia ordinária anual para aprovação das contas do ano e outras deliberações. Entretanto, Assembleias extraordinárias também podem ser agendadas de acordo com a necessidade.  

Atualmente, estamos em fase de organização de uma “loja virtual” e por enquanto os itens da Associação podem ser adquiridos diretamente nos eventos onde a Associação está presente com estande, ou via solicitação pelo nosso endereço eletrônico ou “fale conosco” de nosso site. O envio é feito pelo correio com o pagamento da respectiva taxa de envio.

Não. Como entidade sem fins lucrativos, nossos produtos têm caráter de divulgar nossa “marca” e nosso trabalho, portanto qualquer pessoa pode adquiri-los. A finalidade desses produtos, além de divulgar nossa entidade, é de gerar receita, que depois será utilizada em ações de interesse dos associados.

Não, mas no futuro nossa gama de produtos pode vir a incluir materiais, utensílios e até mesmo produtos das Abelhas produzidos em eventuais meliponário(s) próprio(s) da Associação.

Não diretamente. Mas pode indicar associados ou outras entidades, que detenham essa expertise e autorização para esse tipo de ação.

Sim, tanto diretamente como em parceria com outras instituições parceiras. Caso necessite de palestra ou tenha interesse em uma oficina ou qualquer outra atividade prática com nossas queridas Abelhas sem Ferrão, basta nos contatar, que teremos o maior prezar de estruturar e oferecer um evento ou palestra, que melhor se adeque as suas necessidades..