Nessa última quinta feira, 17/01/2019 em Ribeirão Preto, participamos de importantes reuniões com entidades locais, juntamente com nossos colegas e grandes articuladores Espencer e Éder, visando o desenvolvimento da meliponicultura Paulista.

Relatos Reuniões Ribeirão Preto 17/01/2019

Nessa última quinta feira, 17/01/2019 em Ribeirão Preto, participamos de importantes reuniões com entidades locais, juntamente com nossos colegas e grandes articuladores Espencer e Éder, visando o desenvolvimento da meliponicultura Paulista e o fortalecimento de nossa Associação.

Fizemos uma reunião na sede da CATI (regional de Ribeirão Preto), que mais uma vez reforçou sua disposição em contribuir na expansão e desenvolvimento da Meliponicultura na região de sua atuação e apoiar nosso trabalho. Estiveram também presentes representantes da Bee or nor be e da Secretaria de Meio ambiente de Sertãozinho.

Ficou acordado entre os presentes, a elaboração de um “Plano de Ação” a ser desenvolvido em parceria com essas entidades e outros atores, que possam ser identificados no futuro, com formação de uma “força tarefa”, para a expansão da Meliponicultura na região de Ribeirão Preto, com foco em seu potencial, enquanto “atividade produtiva”!

Nesse plano serão definidos os eixos temáticos de ação e os respectivos atores com maior aderência com as respectivas temáticas e que possam assim apoiar e conduzir as atividades relacionadas, com as metas a serem construídas para cada eixo, como Capacitação, Assistência Técnica, Estruturação (Unidades de beneficiamento, entrepostos, etc.), etc.

A proposta é que esse plano seja elaborado até o início de fevereiro, já com estabelecimento das metas/atividades a serem desenvolvidas para o primeiro semestre de 2019.

Nesse momento não existe um orçamento definido para cada ação. Entretanto, com o plano elaborado, se buscará o apoio necessário para cada ação planejada e de acordo com o que cada entidade poderá contribuir na sua execução.

Nossa expectativa é que essa articulação regional, possa servir de exemplo para outras regionais da CATI e para outras regiões do estado. Nesse sentido, a partir da presença e atuação de associados nas diferentes regiões do Estado, articulações locais possam ser promovidas, a fim de unir o poder público e outros atores, para desenvolvimento de um plano adaptado as realidades de cada região.

Com esse “Plano de Ação” em mãos, os articuladores locais de cada região terão melhores condições para buscar apoio junto ao poder público e o setor empresarial local.

Toda essa ação em “REDE” terá nossa entidade como referencial técnico para o desenvolvimento da Meliponicultura Paulista, o que reforçará cada vez mais nossa atuação em todo estado.

Para que isso realmente se torne uma ação efetiva, a formação de “Representações Regionais” da AMESAMPA, será uma estratégia importante, uma vez que essas parcerias locais serão firmadas com nossa entidade, a partir da atuação local de cada Representação e validação da Diretoria.

Nesse sentido, já elaboramos um documento que norteará a formação dessas Representações, que está disponibilizado em nosso site! Para visualizar esse documento clique aqui.

Outra reunião importante foi realizada com representante de marketing de uma empresa local de cervejas artesanais, conforme as fotos já divulgadas pelo Éder, onde pudemos avançar mais ainda, no sentido de se estabelecer uma parceria formal entre as duas entidades.

A empresa reforçou seu interesse em apoiar as propostas de ações que apresentamos, disponibilizando apoio na realização de encontros, seminários, etc., no desenvolvimento de cervejas artesanais com o mel das Abelhas sem Ferrão e outras ações. Nossa expectativa é de que no início de fevereiro já tenhamos um termo de parceria devidamente firmado, que nos permita divulgar o estabelecimento dessa parceria e o detalhamento das ações, que com certeza terão grande impacto na divulgação, fortalecimento da Meliponicultura e promoção do mel das Abelhas sem Ferrão e de nossa entidade!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked (required)