Participação da AMESAMPA no I Festival de Agroecologia e Ecoturismo do Leste Paulista realizado na cidade de Valinhos, com palestras e oficinas sobre a criação de ASF.

I FESTIVAL DE AGROECOLOGIA E TURISMO ECOLÓGICO DO LESTE PAULISTA

O I Festival da Agroecologia e Ecoturismo do Leste Paulista foi realizado nos dias 1 e 2 de dezembro no CEFOL (Centro de Formação e Lazer do Sindicato dos Químicos Unificados), em Valinhos, região metropolitana de Campinas.

O evento teve o objetivo de demonstrar a capacidade da Agroecologia em proporcionar a produção de alimentos sem contaminantes químicos (resíduos de agrotóxicos) e mais saudáveis, além de promover o equilíbrio ambiental. O evento foi aberto ao público e em uma programação bem diversificada aconteceram oficinas, mesas de debates, feira de produtores, caminhada ecológica e atrações culturais.

Uma das oficinas que mais despertou o interesse do público presente foi a de Abelhas sem ferrão – Meliponicultura para iniciantes, onde a AMESAMPA foi a responsável por sua realização, nas pessoas de seu Presidente Ricardo Camargo, que proferiu uma breve apresentação sobre os aspectos gerais das Abelhas sem Ferrão, sua importância para nossa vida e a relação milenar desses “seres” especiais com o homem, a partir de sua criação tradicional e racional.

Após a apresentação, o Diretor Estanislau Missio conduziu uma oficina de confecção de ninhos-iscas. Além dessas atividades, foi montada uma mesa com diversas colônias “vivas” de várias espécies de Abelhas sem ferrão-ASF, onde o público presente pôde observar essa variedade biológica das ASF e degustar seus méis, em uma experiência gustativa e sensorial, proporcionando assim o contato do público, que ainda desconhece esse universo maravilhoso dos méis das ASF!

Por ser um evento que atraiu outro tipo de público, não específico em relação às Abelhas sem Ferrão, foi mais uma ótima oportunidade da AMESAMPA poder demonstrar a outros segmentos da sociedade, seu trabalho em prol das Abelhas sem Ferrão, da Meliponicultura e do Meliponicultor Paulista!!!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked (required)