A AMESAMPA, através de seu presidente, Dr. Ricardo C. Camargo e de outros associados, esteve presente no Conbrapi, em Joinville, participando das atividades e debates e a favor da Meliponicultura. Durante a 46ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Mel e Produtos Apícolas, que aconteceu durante o Conbrapi, o Ricardo teve a oportunidade de relatar os trabalhos desenvolvidos no estado de São Paulo.

Outra participação de destaque em que o Ricardo teve grande atuação se deu durante a Mesa Redonda “Agrotóxicos e Abelhas”, realizada no dia 17 de maio. Nessa oportunidade o presidente ressaltou o posicionamento contrário da Amesampa em relação à flexibilização das leis em favor do setor dos agrotóxicos. Alertou a todos também sobre os graves riscos e o perigo de sermos iludidos por atividades reconhecidas como “Green Washing” e ressaltou ainda que a Meliponicultura Paulista é contrária às pulverizações aéreas.

Durante a discussão sobre a “movimentação de colônias de meliponíneos no Brasil e as questões da preservação do patrimônio biológico”, o Ricardo fez um pronunciamento bastante contundente no sentido de se clarearem realmente, entre outros, os conceitos que estabelecem os “locais de ocorrência natural” das abelhas nativas sem ferrão, tendo em vista alguns equívocos de interpretação que têm sido propagados e como consequência disso, causado um certo entrave à expansão responsável da Meliponicultura.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked (required)