Nesse último sábado (20/01) estivemos participando do evento promovido pelo Instituto ATÁ, “Um Giro pelo Universo das Abelhas Nativas” no mercado de Pinheiros e juntamente com o SOS Abelhas sem Ferrão levamos nossas queridas ASF para esse espaço popular e tradicional da cidade de São Paulo e que tem tudo a haver com nossa missão de lutar pela produção de alimentos “limpos”, produzidos sem agrotóxicos e de um modelo de produção agrícola que não agrida a natureza e que favoreça a conservação e proteção de nossas ASF e de toda a biodiversidade!
Desde nossa chegada e montagem das mesas de exposição, as diversas espécies de abelhas que foram levadas e que estavam alojadas em caixas de observação e de produção, com vidros que permitem a visualização interna do ninho, foram as “estrelas” do dia, atraindo a atenção das pessoas que faziam suas compras de alimentos e daqueles que foram exclusivamente para aprender e conhecer um pouco mais sobre nossas queridas ASF e provar suas “doçuras” !!!
Durante todo o período do evento, o que pode ser comprovado novamente é que as ASF e seus méis especiais têm despertado a curiosidade e o interesse de um público cada vez maior, tanto em função de suas particularidades de criação e produção, como pelas características sensoriais diferenciadas desses méis e a alta diversidade biológica das nossas abelhas brasileiras.
De forma a demonstrar que esses produtos tão especiais de nossa rica biodiversidade têm muito mais opções de uso e podem ser utilizados em diversas receitas e combinações, além da habitual associação com a “torrada e pães” no nosso café da manhã, foi produzido especialmente para o evento, um “drink” a base de gim e mel de ASF produzido no Pará pela abelha “Jupará”.
Todos que provaram apreciaram muito o “frescor” e o sabor que esse mel especial proporcionou a essa combinação…mais uma prova do “universo” ainda a ser explorado em relação aos méis e aos outros produtos das ASF!
Ao final desse dia prazeroso, voltamos para casa com o sentimento de enorme satisfação em poder compartilhar, com todas as pessoas que puderam participar e degustar os méis apresentados, nossa paixão pelas ASF e nosso comprometimento para sua valorização e proteção !!!!
Gratidão ao Instituto ATÁ e toda sua equipe, companheiro Jerônimo e em especial ao Alex Atala pela oportunidade gerada na promoção desse evento tão especial!
Satisfação também por poder compartilhar esses momentos com nossos parceiros do “SOS Abelhas sem Ferrão”, Gerson, Celso e demais companheiros, que com seu trabalho valoroso de “abelhinhas” visitando as flores, tem contribuído para que cada vez mais pessoas saibam da importância de nossas queridas companheiras e passem a vê-las de outra forma!
Que venham outros eventos e momentos como esse e que cada vez mais nossas ASF possam estar mais próximas da sociedade e assim juntos ganhemos “força” para defende-las de tantos ataques e situações de risco!

Ricardo C. R. de Camargo
Presidente AMESAMPA

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked (required)